Sunday, June 16, 2019
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8 dicas incríveis de Marketing Digital para eventos

Sabemos que um evento tem o poder de fortalecer uma marca, fixar seu posicionamento além de aproximar clientes e criar um relacionamento estreito. Para alcançar esses resultados é de vital importância que a organização seja impecável.

Também sabemos que o meio digital vem transformando a maneira como as pessoas fazem negócios, e não poderia ser diferente com a organização de eventos. Pensando nisso, no post de hoje vamos te dar 8 ótimas dicas de marketing digital para eventos. Continue acompanhando e descubra!

1. Comece com um planejamento vencedor

Defina bem o seu público-alvo, estude como ele gosta de se comunicar e em quais canais ele está presente, identifique os diferenciais e como o seu evento pode influenciar seu público. A partir dessas informações, construa um plano de mídia escolhendo os melhores canais e formas de dialogar, como textos, vídeos, áudios, banners, entre outros.

É importante salientar que você deve manter um relacionamento constante com o seu público, e não apenas no momento de convidar para evento, isso fidelizará o cliente e ajudará na divulgação.

2. Utilize sua base de e-mail marketing

Se você vem construindo uma base com diversos contatos que já interagem com a sua marca, utilize-a! Caso você ainda não tenha sua base, é hora de começar a construí-la.

Planeje um cronograma com as datas que você fará disparos para a sua base com informações relevantes sobre o seu evento. É uma forma econômica e muito eficaz de manter a comunicação.

3. Utilize as redes sociais e blogs influenciadores

Além de trazer notícias sobre o evento na sua página no Facebook, patrocine posts segmentando a audiência e suba sua lista de e-mails para direcionar anúncios especialmente para o seu mailing. Outra aplicação interessante no Facebook é que você pode criar um evento e convidar seus seguidores para participar. Dessa forma, você consegue mensurar o nível de interesse.

Encoraje seus seguidores do Instagram a postar uma foto com uma hashtag relacionada ao seu evento, como por exemplo, dizendo que irão ou querem participar. Você pode premiar a melhor foto com um brinde ou um convite free.

Selecione diversos blogs, talvez uma lista de 8 bons blogs e envie o conteúdo de seu evento firmando parcerias para que eles possam influenciar ainda mais pessoas. Dessa forma, você estará utilizando o marketing influenciador e pode criar um grande movimento para o seu evento.

4. Utilize a rede de display e faça retargeting

A rede de display do Google espalha banners para sites e você ainda pode escolher em quais quer que o seu conteúdo apareça. Aproveite e instale uma tag em seu site para perseguir os visitantes com o retargeting, assim, eles continuarão vendo sua publicidade mesmo não estando em seu site.

5. Faça uma videoconferência pela web

 

A melhor forma de você dar uma prévia, causar curiosidade e chamar a atenção para o seu evento é promover um streaming. Existem algumas ferramentas como o Hangout do Google, ou até mesmo o Live do Facebook que você pode realizar uma chamada de vídeo ao vivo.

Utilize essas ferramentas para trazer assuntos interessantes para o seu público, como prévias de como será o evento. Nessa etapa, utilize as dicas acima como forma de divulgação do seu hangout ou live. Não se esqueça de enviar um convite especial àquelas pessoas que já demonstraram interesse pelo seu evento e/ou abandonaram o carrinho de compras do convite.

Avalie, também, criar um vídeo profissional do evento para que este seja divulgado em toda a rede. Seu vídeo deve chamar a atenção, ser impactante, original e criativo.

6. Tenha um bom website e se beneficie do SEO e Adwords

Invista numa página atraente, onde todas as informações do seu evento sejam expostas de maneira que o visitante encontre tudo facilmente: data (de início e fim, se for o caso), patrocinadores, palestrantes, programação e até mesmo convênios e descontos em passagens aéreas e hotéis. Ah, um contador regressivo também é uma boa pedida!

O SEO (Search Engine Optimization) é uma otimização feita no seu site para os mecanismos de buscas do Google e pode ser uma excelente ferramenta de marketing digital para eventos. Estude quais são as palavras-chave que seu público busca na rede. Assim, cada vez que uma pessoa buscar por aquela palavra-chave, a página do seu evento aparecerá nos resultados de buscas orgânicas do Google.

Procure sempre estudar os resultados da página e ir otimizando palavras e textos a fim de conseguir o melhor resultado. O trabalho de SEO é constante. Neste caso, não é preciso que você se aprofunde no tema. Se beneficie de uma boa agência, com analistas especializados na otimização de conteúdo, pois certamente eles utilizarão ferramentas eficazes para este trabalho.

Você ainda pode patrocinar palavras-chave utilizando o Google Adwords, para que seu site apareça nos resultados de buscas patrocinadas com grande destaque

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7. Crie um aplicativo para smartphones

A tecnologia é sua aliada na estratégia de marketing digital para eventos. Nesse sentido, a criação de um aplicativo para smartphones irá te ajudar tanto antes quanto após o evento. Você pode criar uma rede social específica para o seu evento, compartilhar fotos, teasers e publicar os seus esforços de divulgação ali, como vídeos, e-mails, chamadas ao vivo.

Fazendo isso, você fortalecerá o relacionamento com aquelas pessoas interessadas pelo evento e também com as que já fizeram a inscrição.

Durante o evento você também poderá utilizar o aplicativo, promovendo concursos, fazendo comunicados e interagindo com o público. Ao final, é possível fazer uma pesquisa de opinião, abrir espaço para comentários e manter a comunicação até o próximo evento, gerando sempre um burburinho.

8. Use técnicas de vendas na estratégia de marketing digital para eventos

Crie lotes com preços diferenciados para as compras. Dessa forma, o preço subirá em determinadas datas e o seu convidado irá se apressar para adquirir a entrada. Utilize cupons de descontos promocionais e limitados e não se esqueça de divulgar em toda a rede.

Utilizando essas ferramentas de marketing digital para eventos, você certamente conseguirá uma disseminação forte em toda a rede, de maneira segmentada, atingindo diretamente o seu público-alvo. Avalie, ainda, realizar permutas, concedendo alguns ingressos para agências e especialistas que farão parte da divulgação do evento com você. Dessa forma, você poderá economizar um pouco e ainda assim ter um planejamento vencedor.

Gostou das dicas? Conhece outra estratégia eficiente para divulgação de eventos? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!

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