Jerusalem-of-Gold

Jerusalém em Isaías 62 e Apocalipse 21

 A beleza de ser um professor de Hebraico Bíblico online é a oportunidade de conhecer, do conforto de seus lares, diferentes pessoas de todo o mundo e compartilhar com eles seus pensamentos sobre a Bíblia Hebraica. No último Webinário Europeu que ocorreu na quinta-feira, 7/6/12, eu fui, por alguns momentos, o aluno e não somente o professor.

 

O assunto em questão era sobre as mudanças em Jerusalém em Isaías 62 e nós lemos, como sempre fazemos, os versos deste capítulo e discutimos sobre seus significados em Hebraico e em Português. Osdois versos importantessãoos 4 e 5, conformeescrito:

 

 

“לֹא-יֵאָמֵר לָךְ עוֹד עֲזוּבָה, וּלְאַרְצֵךְ לֹא-יֵאָמֵר עוֹד שְׁמָמָה–כִּי לָךְ יִקָּרֵא חֶפְצִי-בָהּ, וּלְאַרְצֵךְ בְּעוּלָה:  כִּי-חָפֵץ יְהוָה בָּךְ, וְאַרְצֵךְ תִּבָּעֵל.  כִּי-יִבְעַל בָּחוּר בְּתוּלָה, יִבְעָלוּךְ בָּנָיִךְ; וּמְשׂוֹשׂ חָתָן עַל-כַּלָּה, יָשִׂישׂ עָלַיִךְ אֱלֹהָיִךְ.”

 

“Nunca mais te chamarão: “Desamparada”, nem a tua terra se denominará jamais: “Assolada”; mas chamar-te-ão: “O meu prazer está nela”, e à tua terra: “A casada”; porque o SENHOR se agrada de ti, e a tua terra se casará. Porque, como o jovem se casa com a virgem, assim teus filhos se casarão contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus.” (Isaías 62:4-5)

 

O nome de Jerusalém e o nome da Terra Prometida mudarão de um significado negativo para um positivo. Se a cidade e a terra após a destruição do Primeiro Templo eram como o deserto ou o sertão, agora, nos dias anteriores à construção do Segundo Templo, serão como uma nova esposa para O Senhor, uma nova noiva para o noivo ou uma esposa que decidiu mudar após o primeiro casamento ser um desastre.

 

O que aprendi no Webinário naqueles momentos na quinta-feira é que a metáfora da noiva e do noivo que aprendemos nos dois webinários em Oséias 2 e Isaías 62 aparecem também no Novo Testamento no livro do Apocalipse como podemos ver nesta passagem:

 

” וָאֵרֶא שָׁמַיִם חֲדָשִׁים וְאֶרֶץ חֲדָשָׁה כִּי הַשָּׁמַיִם הָרִאשֹׁנִים וְהָאָרֶץ הָרִאשׁוֹנָה עָבְרוּ וְהַיָּם אֵינֶנּוּ עוֹד׃ וָאֵרֶא וְהִנֵּה הָעִיר הַקְּדוֹשָׁה יְרוּשָׁלַיִם הַחֲדָשָׁה יֹרֶדֶת מֵאֵת הָאֱלֹהִים מִן־הַשָּׁמָיִם וְהִיא מְתֻקֶּנֶת כַּכַּלָּה הַמְקֻשֶּׁטֶת לְבַעְלָהּ׃ וָאֶשְׁמַע קוֹל גָּדוֹל מִן־הַכִּסֵּא לֵאמֹר הִנֵּה מִשְׁכַּן אֱלֹהִים עִם־בְּנֵי הָאָדָם וְשָׁכַן בְּתוֹכָם וְהֵמָּה יִהְיוּ־לוֹ לְעָם וְהוּא הָאֱלֹהִים יִהְיֶה אִתָּם”

 

“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: “Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.” (Apocalipse 21:1-3)

 

O novo céu no Novo Testamento fala sobre uma mudança espiritual na terra de Israel e de Jerusalém. A ideia é que a Antiga cidade de Jerusalém não era boa o suficiente aos olhos do Senhor. Esta cidade como era chamada pelas palavras de Ezequiel 22 a cidade de sangue, precisava de uma mudança conforme mencionada na passagem acima de Isaías 62. A mudança em Apocalipse 21 é mais dramática devida à criação de uma nova cidade e de uma nova terra de Israel do céu à terra. Aqui também a noiva é a mesma e o noivo é o mesmo de em Isaías 62. A cidade não tem nome como em Isaías 62, mas tem um novo Templo, um espiritual, e não Físico como em Isaías 62, conforme escrito:

 

 

” עַל-חוֹמֹתַיִךְ יְרוּשָׁלִַם הִפְקַדְתִּי שֹׁמְרִים–כָּל-הַיּוֹם וְכָל-הַלַּיְלָה תָּמִיד, לֹא יֶחֱשׁוּ; הַמַּזְכִּרִים, אֶת-יְהוָה–אַל-דֳּמִי לָכֶם.   וְאַל-תִּתְּנוּ דֳמִי לוֹ:  עַד-יְכוֹנֵן וְעַד-יָשִׂים אֶת-יְרוּשָׁלִַם, תְּהִלָּה–בָּאָרֶץ.   נִשְׁבַּע יְהוָה בִּימִינוֹ וּבִזְרוֹעַ עֻזּוֹ:  אִם-אֶתֵּן אֶת-דְּגָנֵךְ עוֹד מַאֲכָל, לְאֹיְבַיִךְ, וְאִם-יִשְׁתּוּ בְנֵי-נֵכָר תִּירוֹשֵׁךְ, אֲשֶׁר יָגַעַתְּ בּוֹ”

 

“Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; ó vós, os que fazeis lembrar ao SENHOR, não haja descanso em vós, nem deis a ele descanso, até que confirme, e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra. Jurou o SENHOR pela sua mão direita, e pelo braço da sua força: “Nunca mais darei o teu trigo por comida aos teus inimigos, nem os estrangeiros beberão o teu mosto, em que trabalhaste.” (Isaías 62:6-8)

 

O estabelecimento de um novo lugar em Jerusalém como o Segundo Templo, com mudança econômica e também nova segurança à cidade, foram os passos que ajudaram as pessoas, que tinham acabado de voltar da Babilônia, a fazer a mudança completa. Algumas vezes, para fazer a mudança em sua vida, não é suficiente mudar seu nome e ponto. Você deve fazer mudanças que abrirão a porta de forma a criar uma nova realidade, quer sejam um novo pacto, quer sejam um Novo Testamento em sua vida.

 

De acordo com o final de Apocalipse 21, as pessoas que entrarão nos portões de Jerusalém serão estas, conforme escrito;

” וְהָעִיר אֵינֶנָּה צְרִיכָה לְאוֹר הַשֶּׁמֶשׁ וּלְנֹגַהּ הַיָּרֵחַ כִּי־כְבוֹד אֱלֹהִים הֵאִיר לָהּ וְנֵרָהּ הוּא הַשֶׂה׃ וְהַגּוֹיִם יֵלְכוּ לְאוֹרָהּ וּמַלְכֵי־אֶרֶץ מְבִיאִים כְּבוֹדָם וְתִפְאַרְתָּם אֵלֶיהָ׃ וּשְׁעָרֶיהָ יוֹמָם לֹא־יִסָּגֵרוּ כִּי לַיְלָה לֹא־יִהְיֶה שָּׁם׃ וְהֵבִיאוּ בָהּ כְּבוֹד הַגּוֹיִם וְתִפְאַרְתָּם׃ וְלֹא־יָבוֹא בָהּ כָּל־טָמֵא וְעֹשֵׂה תוֹעֵבָה וָשָׁקֶר כִּי אִם־הַכְּתוּבִים בְּסֵפֶר הַחַיִּים שֶׁל־הַשֶׂה׃”

“E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.  E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.  E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações. E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” (Apocalipse 21:23-27)

 

Eu desejo que todos vocês possam visitar um dia Jerusalém ou a Terra Prometida. Este é um dos lugares onde uma mudança que acontece pode ter uma influência no mundo todo.

 

Frases principais da postagem + transcrição + tradução

 

 

Hebraico

Transcrição

Tradução

יְרוּשָׁלִַם

yerûšālayim

Jerusalém

הָעִיר

Hā’îr

A cidade

חָתָן

chātān

Noivo

חֲדָשָׁה

chădāšāh

Novo

כַּלָּה

kallāh

Noiva

לַיְלָה

laylāh

Noite

הַשֶּׁמֶשׁ

haššemeš

O filho

 Uma canção sobre Jerusalém cantada por Ruthie Navon

 

 

Contato da eTeacher

 

Aprenda Hebraico Bíblico com os melhores rofessores da Terra Santa!
Cadastro e informações sobre os nossos cursos: Inscreva-se!
share small Jerusalém em Isaías 62 e Apocalipse 21

Receba nossas atualizações Insira seu e-mail

Verifique seu e-mail para confirmar o cadastro
Paulo Ricardo
Paulo Ricardo

Cristão, Evangélico, Divulgador Gospel, trabalho no A Noticia Gospel e em outros sites, evangélicos divulgando e contribuindo voluntariamente com conteúdo.

filme-o-resgate-da-fe
mariana-ava--video-clipe-fly

1 Comentário

  1. maravilha e isso ai!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta