O-movimento-do-cai-cai

O movimento do cai-cai

Esse não é um movimento moderno. Já vem acontecendo há muito tempo no Brasil. Não nos deixemos enganar, porque Nem tudo o que está surgindo dentro das nossas igrejas tem o aval e aprovação de Deus. É um perigoso modismo que tem a aparência de religioso e espiritual, porém, apesar de ser fervoroso, nem tudo que reluz é ouro.
São vistas manifestações impressionantes e assustadoras que não contam com o necessário respaldo bíblico. Não podemos nos deixar arrastar pelas aparências desses “movimentos exóticos”. Costumes, modas e movimentos passam, mas a Palavra de Deus permanece para sempre.
O adversário de nossas tem entrado em algumas igrejas e promovido grandes badernas; uma bagunça generalizada. Eles cantam, eles pregam, eles oram, eles dançam, eles entregam profetadas… Tem alegrado muito o coração dos incautos com seus ardis.
A moda agora é ser canela de fogo. Não consigo encontrar em nenhuma parte da Bíblia que temos de ter fogo na canela. Crente canela de fogo é constantemente engodado pelos ardis do diabo, mas quando tem o seu coração aquecido com o fogo de Deus o diabo não consegue ludibriá-lo com seus enganos. I Tm 4.1;
Veja que Paulo fala de espíritos enganadores e doutrinas de demônios dentro da denominada igreja do Senhor, e que alguns darão ouvidos apostatando de uma fé verdadeira para algo falso. I Tm 4.1 Pedro é mais enfático ao falar sobre isto em II Pedro 2.1-
O apóstolo Paulo adverte e ensina sobre a necessidade de ter ordem no culto, I Co 14.23-33. Não vejo escrito neste capítulo que devemos bater palmas histéricas, dar gritos estridentes, virar o olho, urrar, rodar como baianas incorporadas, quebrar bancos e cadeiras, lutar Karatê, arrastar-se pelo chão, imitar metralhadora atirando, imitar hélice de helicóptero em movimento, estrebuchar-se no chão ou no banco, rir sem parar, escabelar-se, perder os sapatos… E uma lista enorme de outras loucuras que presenciamos; uma desordem sem precedentes. O apóstolo nos mostra a maneira correta de adoração nos momentos de culto. Vejo escrito que tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação, ver. 26.
O diabo está pintando e bordando dentro das igrejas e o Espírito Santo está levando a fama. Dizem que quando o Espírito Santo “pega” não dá pra resistir. O Espírito Santo não “pega” ninguém. Ele não é doença para pegar nas pessoas. Ele é educado, gentil; só entra se for convidado. Como uma pomba assustada vai embora ao menor ruído estranho. Quem “pega” as pessoas à força é o diabo; entra nas vidas sem ser convidado; sorrateiramente. O Espírito de Deus não faz com que as pessoas passem vergonha e ajam de forma desequilibrada.
O espírito do profeta é sujeito ao mesmo. Não o Espírito de Deus, este não se sujeita a nós, mas Ele é educado e gentil, respeita o nosso jeito de ser; a nossa personalidade; o nosso querer.
Observo pessoas que tem o seu caráter ilibado, que são sensíveis, gentis e até comprometidas com Deus, mas que tem se deixado enganar por esse modismo. Não estão dando ouvido a Palavra, antes a espíritos enganadores. São os tempos trabalhosos dos quais Paulo falou em 2 Timóteo 3.1.
É inconcebível ver pessoas se transfigurando e se comportando como se estivessem numa sessão de candomblé. Mesmo as pessoas mais espalhafatosas em seu jeito de ser deve primar pelo equilíbrio e não passar do limite. Não precisa exagerar ao dar vazão ao poder que está sentindo porque o espírito do profeta é sujeito ao profeta. Quem procede assim acaba promovendo escândalos e não edificando a igreja de Deus e muito menos a si mesmo. É lícito que venha o escândalo mais ai daquele por quem vem o escândalo, Mt 18.6.
As pessoas que agem assim e dizem que não conseguem se controlar, na maioria das vezes estão sobre a atuação do mal e não sabem. Outras vezes é pura exibição. O Senhor nos ordena a sermos sóbrios, 1 Pe 5.8.
Antigamente não aconteciam essas coisas. As pessoas sentiam o poder de Deus e ninguém saía do seu lugar para se expor ao ridículo dentro da congregação. Não existiam essas unções malucas que existem hoje: unção do leão (ficar de quatro e urrar), unção da águia (abrir os braços e correr pela igreja), unção da urina (demarcar território na cidade)… E outras maluquices mais. Em época não muito remota quando os demônios apareciam nas igrejas, se apossavam de pessoas deixando-as tortas ou debatendo-se no chão, hoje, está sendo bem aceito travestido de Espírito Santo. Eles entram, saem e agem à vontade dentro dos templos e quase ninguém nota.
Depois que apareceram os insuportáveis (pra mim) “corinhos ungidos” com suas letras bizarras, as pessoas começaram a entrar em transe e a ficarem histéricas. As estrofes são repetidas exaustivamente como se fosse um mantra; os crentes perdem a razão, começa o pula-pula e a algazarra se instala. Fica uma competição de “poder” dentro da igreja e o diabo no meio batendo palma.
Estão caindo na “unção”. Ficam como mortos deitados de costas e quando voltam do suposto arrebatamento de espírito nem sabem o que lhes aconteceu. Em toda parte da Bíblia que vejo os homens de Deus caindo no chão por não resistirem ao poder de Deus é para a frente que caem, prostrados com o rosto em terra.
Alguns homens quando cheios do poder de Deus, caíam prostrados no chão, Ez 1.28; Ez 3.23; Ez 43.3 e Ap 1.17. Todos, ao voltarem de suas experiências com o poder de Deus, tiveram algo grande para contar; edificaram vidas. Não tiveram amnésia. Os que caíram por terra (de costas) foram os que estavam a serviço do diabo como Saulo e os soldados que foram prender Jesus, At 9.3-5 e Jo 18.4-6. Quando a Bíblia usa o termo “cair por terra” está se referindo a pessoas que caíram “derrotadas” no chão. Cair por terra é um termo quase que sinônimo de derrotado.
Temos notado que a maioria esmagadora de pessoas que defendem esse movimento são rebeldes e mentirosos, porque tal movimento é baseado em rebeldias e mentiras, sem nenhum apoio bíblico. Para eles os que não aceitam esse movimento são carnais e estão se voltando contra o poder de Deus. Um crente cheio do Espírito Santo produz em primeiro lugar o fruto do Espírito em suas nove manifestações. São pessoas que não falam mal de ninguém nem admite que o façam em sua presença; são compreensivos, não falam mal do pastor e sua família, não agride, mesmo quando coberto de razão… São pessoas boas, de bom caráter; um excelente exemplo para a sociedade.
Pode ocorrer de algumas pessoas, ao sentirem poder muito intenso, não aguentarem sustentar-se com as próprias pernas, como os casos descritos nos textos sagrados. Era algo individual e não coletivo como hoje se vê. Todos caíram prostrados com o rosto em terra e não de costas ficando como mortos. A intenção de Deus é levantar o homem, não fazê-lo cair.
Esses movimentos trazem irreverência e verdadeiras loucuras são praticadas dentro das igrejas. Estão usando até paletós e sopros para promoverem o cai-cai em pessoas mais sugestionáveis. Isto é um absurdo! É antibíblico!
Não vemos esse “movimento” acontecendo de forma avulsa. Isso se tornou corriqueiro, uma mania, uma febre entre os evangélicos; estão caindo por atacado; virou bagunça. Quando “voltam” ficam com feição ressabiada e cansada. Que estranho!
Deus é soberano. Faz o que quer, quando quer, e como quer. Seria loucura querer definir a forma que julgo correta de Deus operar. Caso ele queira, pode fazer uma plateia inteira cair no poder, no entanto, isso não é via de regra como ocorre em alguns meios evangélicos. Não podemos fazer disso uma doutrina. Cresci com o meu pai falando em meus ouvidos: “Tudo demais sobra”.
Por Irani Vaz Campos Ferreira

Autora do livro “O Mapa do Tesouro

http://www.anoticiagospel.com.br/livro-mapa-tesouro-irani-vaz-campos-ferreira/

share small O movimento do cai cai

Receba nossas atualizações Insira seu e-mail

Verifique seu e-mail para confirmar o cadastro
Paulo Ricardo
Paulo Ricardo

Cristão, Evangélico, Divulgador Gospel, trabalho no A Noticia Gospel e em outros sites, evangélicos divulgando e contribuindo voluntariamente com conteúdo.

cabo bruno
Silas, São Luiz

18 Comentários

  1. não acredito que cair simplesmente por cair seja algo edificante ou que caindo seja curado ou visitado por Deus.

    tem muita “Meninice” nisso

  2. Concordo plenamente com voce irmão,ja fui enganada nesta onda do cai cai.Certa vez numa vigilia a irmã disse que foi arrebatada e quando voltou veio com uma profecia mentirosa que quase me fez sair da presença de Deus,eu louvo a Deus porque o amor dele é grande e não deixou isto acontecer.

  3. “A Paz do Senhor”

    Concordo plenamente.
    Esse cai-cai não resolve problemas,não espanta solidão e não traz nenhum benefício à vida espiritual.
    São meninos inconstantes,levados por qualquer vento de doutrina e pior:instruídos por líderes sem nenhum respaldo bíblico.”

  4. Paz e graça a todos, irmãos?

    É um assunto polêmico, sem dúvida, com gente contra e a favor, com explicações e interpretações variadas, de acordo com a formação teológica de cada um. Alguns chegam até a dizer que isso é coisa do diabo, mas devemos sempre ter um certo cuidado ao julgar qualquer assunto, inclusive este, pois, encontramos na Bíblia muitos registros em que pessoas desfaleceram diante da presença de Deus:

    – O povo inteiro caiu “sobre suas faces”, diante da glória de Deus – Lv 9.24.
    – Manoá e sua mulher, ao ver um anjo, “caíram em terra sobre seus rostos” – Jz 13:20.
    – O povo inteiro caiu, novamente – I Rs 18.39.
    – Daniel caiu sobre o seu rosto num profundo sono – Dn 10.9.
    – Os discípulos, na transfiguração, caíram sobre os seus rostos – Mt 17.6.
    – Os soldados que foram prender Jesus caíram por terra – Jo 18.4-6.
    – Os guardas que crucificaram Jesus ficaram “como mortos” – Mt 28.4.
    – Saulo caiu em terra, tremendo e atônito – Atos 9.4-6.
    – O apóstolo João caiu como morto ao ver o Cristo Glorificado – Ap 1.17.

    Só o SENHOR JEOVÁ julgará verdadeiramente, pois, muitos que se vêem salvos ou corretos poderão ouvir do próprio Senhor Jesus: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”. Não vejo nenhum pecado nisto. Pelo contrário, aqueles que sentem realmente a glória de Deus se edificam notorialmente, além disso não preojudicam ou denigrem a ninguém, porem os que se fingem, podem sim prejudicar, muito, alguém; além de ficarem mais denigridos espiritualmentes, por mentirem.

  5. ESSE MODISMO E MUITO ESTRANHO MESMO, VISITANDO UMA IGREJA QUE FOMOS CONVIDADOS VIMOS MUITOS DELES CAINDO, E NÃO DEMOROU MUITOS DIAS E DESCOBRIMOS QUE UM DOS RAPAZES QUE CAIA NA UNÇÃO ESTAVA ENGANANDO A NAMORADA MANTENDO UM CASO COM UMA MENINA QUE NÃO ERA EVANGELICA, E ESTE NÃO É UM CASO ISOLADO JA OUVI OUTROS,
    AGORA ENGRAÇADO QUE A COMETENDO UM PECADO DESSES SER CHEIO DO ESPIRITO, EU HEIN
    GRAÇA E PAZ

  6. Uma vez fui em uma igreja onde veio uma “Bispa” da Capital do meu Estado aqui Tocantins, no meio do Culto ela olhou pra mim e falou algo que diz ser uma profecia ou melhor um livramento de Deus aí logo me chamou na frente pra orar por mim, fui quando cheguei la na frente ela colocou a mão na minha cabeça e começou Orar em seguida ela me empurrou com força pra que eu caisse… penso eu que de alguma forma ela queria ludibriar ou estava ludibriando o povo de Deus que ali estava.

  7. So lembrando que quando ela derrubou-me nao senti nada de especial, nada de Deus..

  8. Paz e graça irmãos!
    Pude perceber que alguns dos irmãos teve esperiências importante, que devem ser ressaltadas, como as dos DEPOIMENTOS DOS MARCOS VILIA, e do irmão JOELSON MARTINS, que podem ser explicados no texto de I Reis 13 o qual relata a história do PROFETA VELHO E DE UM HOMEM DE DEUS, onde o primeiro, fez uma profecia MENTIROSA. Hoje temos visto muitos homens da mesma forma se intitulando profetas e se dando outros títulos, mas para Deus estão fora de uso, não se pode mais contar com eles.
    Enquanto estão em seu conforto, expondo seus diplomas, posições e títulos, as coisas estão acontecendo!
    Contudo, o que importa são seus títulos diante dos homens.
    Levando-os a profetizarem falsamente.

    Muitos como o irmão citou em seu depoimento “QUEREM LUDIBRIAR” o povo, para se enaltecerem como “usados por Deus” e não perderem seus título.
    CONCORDO plenamente com ambos irmãos, hoje, podemos ver muitas pessoas que não querem confessar os seus pecados, como no caso do depoimento do irmão MARCOS, mas sim, fingem ou se mostram estar bem diante de Deus para não serem apontados. PORÉM NÃO PODEMOS GENERALIZAR pois como a própria palavra do Senhor diz em II Tm 02:20 ” Ora numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra e outros para desonra”; sempre haverá os VERDADEIROS e os FALSOS crentes.
    Mas usos as mesmas palavras do nosso amado apostólo Paulo: ” Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente; estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho; mas aqueles por contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas prisões. Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei;” (Fp 1: 15 ao 18)

    Paz e graça á todos os meus amados irmãos!

  9. Ola galera, sou cristão a 7 anos… E até hoje nao posso nem sei tratar qualquer assunto da bíblia como a fosse uma verdade absoluta como foi posto nessa Matéria! Quem somos nos pra julgarmos o certo ou o errado, o de Deus ou Nao de Deus? Atribuir uma coisa que seja de Deus ao Diabo é um pecado Grave!
    Acho que nao podemos julgar assuntos como esse ao dizer que seja do diabo! A cada dia o que vejo dão pessoas se afundando em uma religiosidade e uma fé morna, e pessoas a cada dia mais desacreditadas em um pleno avivento!
    E e com muita certeza que eu posso afirmar que ima certa “maturidade” tem apagado o fogo e a face de Cristo na vida de muitos!
    Um legislador e um juiz que pode dar vida e morte! Tu porém que és que julga teu próximo THIAGO 4:12
    Vamos acordar aí né galera nao existe ngm bom ao ponto de distinguir o que seja de Deus ou nao, né nao fosse a graça nem você estaria lendo isso aqui! E pelo amor!
    Dica: fica calado, retém pra você o que e bom, fecha o olho e vive tua vida com Deus !

  10. luiz henrique. Responder à..luiz

    1 cor.12v7
    MAS A MANIFESTAÇAO DO ESPIRITO E DADA A CADA UM PARA O QUE FOR UTIL.

    A AÇAO DO ESPIRITO SANTO NA IGREJA TEM UM UNICO PROPOSITO GLORIFICAR A DEUS.

    EDIFICAR OS CRISTAOS EM UMA FE VIVA, POR MEIO DA PALAVRA DE DEUS.

    TRAZER O ARREPENDIMENTO AOS CORAÇOES DOS HOMENS, GERANDO FRUTOS COMO UM SINAL VISIVEL DESTE ARREPENDIMENTO.

    PRECISAMOS DESEJAR O DOM DO DISCERNIMENTO,NAO PODEMOS BUSCAR TEXTOS BIBLICOS PARA TENTARMOS DIZER O QUE A BIBLIA NAO DIZ. NAO SE DEIXE ENGANAR, PODER DE DEUS NAO E MOVIMENTOS. EXITEM MOVIMENTOS QUE SAO DOS HOMENS,ESTE NEGOCIO DE JOGAR PALITOR CAI TODO MUNDO.E DEPOIS OQUE FICA? AS PESSOAS SE LEVANTAM OLHAO UNS PARA OS OUTROS E VAO SE SENTAREM PRONTO ACABOU.O PODER DE DEUS TRAZ MUDANÇAS NO CARATER NA ALMA TODA EXPERIENCIA DE INTIMIDADE COM DEUS, VAI RESULTAR EM UM UNICO PROPOSITO A GLORIA DE DEUS.

  11. imãos é por isso que nós não somos mais fortes,ao invés denos unirmos em cristo ficamos nos atacando…nos preucupando com quem cai…se você cai ou não cai glorifique a Deus por estarmos com os nomes escritos no livro da vida Deus abençoe!!!

  12. Eu gosto mesmo é do reteté. Eu acredito nas manifestações do poder de Deus de todas as formas.

  13. Estamos vendo mesmo muitas manifestações estranhas ultimamente. Sou meio desconfiado com esse movimento. Cada um dará conta de seus atos perante DEUS.Não vou julgar quem gosta de andar caindo por aí.

  14. O pior é q ja tive esse experiência. Em certa vez, fui convidada para ir a uma igreja em um culto jovem, no qual viria um pregador de fora, na hora da pregação começou aquela algazarra na igreja, pessoas caiam de la, outras de cá… Confesso q estava achando q o Espírito de Deus tinha se afastado de mim naquele momento, pois enquanto os outros estavam caindo, gritando e berrando, eu estava lá, adorando a Deus e de certa forma até fingindo estar sentindo todo aquele “PODER” q eles pareciam sentir. Até q esse tal pregador chegou perto de mim, colocou a mão na minha cabeça e a rodou, rodou e rodou… Nessa hora eu estava sentada e ele colocou minha cabeça de maneira inclinada e do jeito q ele a colocou eu fiquei, inerte, com os olhos fechados e cabeça para o lado, “achando sentir a presença de Deus…” Depois disso sabe o q conclui: Que td aquilo ñ passava de uma simples mentira ou talvez até uma “Encenaçãozinha”, pois foi justamente o q eu fiz, compactuei com todo aquele “Teatro” e no final, como em todo bom Teatro, td voltou ao normal e ao contrário do q acontece quando somos realmente tocados pelo Espírito de Deus, sai dali da mesma maneira q entrei…

  15. Primeiramente, A Paz do Senhor irmão Nikson, concordo com vc q ñ somos nada para julgar o q é certo ou errado, pois só qm pode julgar isso é Deus, + como dizer q os assuntos da Bíblia ñ são verdades absolutas se ELA não é + nada do que “A PALAVRA DE DEUS”??? A bíblia é o nosso guia é através dela q ouvimos os preceitos e os ensinamentos de Deus.
    Fica a Dica: Não considere a Bíblia como um livro qualquer, pois se ela é a boca de Deus, deve ser considerada a “BÚSSULA DO CRENTE QUE VAI MORAR NO CÉU”.

  16. O joio e o trigo são parecidos quem vai separa-los?somos nós ou Jesus?
    A mesma ladainha de sempre os que caem criticam os que ñ caem,os que ñ caem criticam os que caem.Atos 2;13diziam que os apostolos estavam embriagados.Quem esta embriagado consegue ficar de pé?
    Temos que parar com essa palhaçada existem várias formas de receber o Espirito Santo,Sansão ñ caia quando o Espirito descia sober ele.
    Algumas pessoas vão cair outras ñ vão cair ,eu ñ tenho nada haver com isso ,eu só sei que é melhor cair na igreja do que no buteco,nas drogas,na prostituição,na cadeia,no crime, roubo.GRAÇAS A DEUS com tanto lugar p/ cair,a pessoa ta caindo na igreja.GLORIA A DEUS.

  17. outra coisa que me intriga muito são os objetos, ainda estou aprendendo então acho que não deveria julgar, realmente é estranho, acredito que possa ser verdade, só que essas expulsões coletivas são realmente duvidáveis, nunca aconteceu comigo, mas cada um tem sua interpretação da bíblia, quero deixar isso bem claro, que nem todas as interpretações são corretas, afinal cabe a Deus julgar qual vai ser o certo e a errada, mas nunca deixem de buscar a palavra, e não se esqueçam de questionar, a biblia não, e sim o homem!

  18. gostei muito do site e gostaria de saber se algum dia vcs poderiam fazer um post falando sobre os objetos “santos” como pasta de figo, flores ungidas, isso me deixa muitas dúvidas

Deixe uma resposta

Facebook login by WP-FB-AutoConnect