Pages Navigation Menu

Notícias e Novidades do Mundo Gospel

Anuncie Aqui

Verdades que não estão escritas na bíblia

Quem já não teimou afirmando categoricamente que essa ou aquela frase está escrito na bíblia e, por mais que tenha procurado, nunca encontrou? Eu mesmo passei uma aula dominical inteira procurando onde estava escrito que o “cair é do homem e o levantar é de Deus” e não encontrei, por mais que desfolhasse toda bíblia e buscasse na chave bíblica. Recebi socorro de um irmão que havia caído na mesma esparrela que eu em tempos atrás.
Quantas vezes você já falou: Oh! Eu poderia jurar que este era um dos versículos da Palavra de Deus! Isso traz uma imensa frustração porque poderia ser uma clara evidência de que não temos a menor intimidade com o livro sagrado. Mas, não é por aí. O fato é que vemos a frase sendo repetida tantas e tantas vezes, até mesmo por pregadores famosos, afirmando que faz parte da bíblia, que ingenuamente começamos a repetir e afirmar os mesmos erros. Se ao menos a maioria de nós desconfiássemos e fizéssemos como os crentes bereanos, estaríamos livres de tantas decepções e vergonhas. Uma vez, há mais de quinze anos atrás, ouvi um pregador dizer que Deus ensina, através da Palavra, até a parte do corpo da criança que devemos bater a fim de exemplá-la: são as nádegas. Estou procurando até hoje e ainda não encontrei nada parecido na bíblia. Você leitor, já encontrou?
Pensando nisso comecei a pesquisar outras frases que nunca encontrei escritas na bíblia nas tantas vezes que a li por inteiro. Passarei a citar as verdades que não são versículos sagrados, ladeados por seus versículos equivalentes.
• O cair é do homem e o levantar é de Deus / Não é dessa forma que está escrito. Nós poetizamos o versículo e falamos com tanta certeza que acabamos por elevá-lo a categoria de versículo bíblico. Eis o versículo correspondente: Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal. Provérbios 24.16.
• Mais vale uma alma salva que o mundo inteiro perdido / É um exagero de nossa parte afirmar que para ver apenas uma alma salva Deus não se importaria com o resto da humanidade todinha indo para o “beleléu”. Mais uma vez o que temos é uma má interpretação de Marcos 8.36 e Lucas 17.7. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma,
Marcos 8.36; Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento, Lucas 15.7
• Quem não vem pelo amor vem pela dor / Deus não força ninguém a aceita-lo. Temos direito de escolher servi-lo ou não. É mais uma célebre invenção de nossa parte; não existe um versículo semelhante na bíblia.
• Não cai uma folha de uma árvore sem a permissão de Deus / Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai, Mateus 10.29. Nós vamos mais além e acrescentamos o cair das folhas das árvores por ser tão pertinente à onisciência de Deus.
• Pecamos por obras, palavras e pensamentos / É uma verdade que não está escrita especificamente como um versículo na bíblia.
• A palavra de Deus se renova dia-a-dia / A Palavra de Deus é imutável, o que se renova a cada manhã são as misericórdias de Deus. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. Lamentações 3.22-23.
• Diante de Deus a alegria salta de prazer / Quem é que nunca repetiu essa frase com muita alegria como se fosse uma verdade bíblica? Segundo Jó 41.22 não é diante de Deus e sim do leviatã, ou crocodilo que a alegria salta de prazer. O escritor se expressou exageradamente ao descrever o terror de estar diante da ferocidade de um crocodilo. Não há neste versículo nenhuma alusão à presença de Deus. Ainda que seja lindo de se dizer, não é verdade.
• Deixar de orar é pecado / Não é bem assim que está escrito. Samuel falou algo semelhante para o povo de Israel quando lhe pediram que fizesse orações por eles: E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito. 1 Samuel 12.23.
Há também aqueles versículos que ganharam palavras de acréscimo os quais são exaustivamente por nós repetidos como se assim estivessem inseridos na bíblia.
• Pedi, pedi e dar-se-vos-á / Costumamos repetir a palavrinha pedir como se estivesse duplicada no versículo, quando na verdade não está.
• Lúcifer / O nome Lúcifer significa “portador de luz” e é frequentemente aplicado a Satanás, mas não há base bíblica para esta ideia; é devido a uma má interpretação do versículo de Isaías 14.12: Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações. No entanto, a bíblia não é enfática em afirmar que o nome de Satanás seja Lúcifer.
• Satanás era regente do coral celestial / Essa é uma tradição criada pela igreja católica se baseando em Ezequiel 28.13. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados, Ezequiel 28.13. Apenas porque o versículo faz alusão a instrumentos musicais, encontra-se um motivo para pensar que ele seria uma espécie de regente do coral, por ter sido um anjo de primeira grandeza.
• Eu venci e vós vencereis também. Esse “E vós vencereis também” é mais um acréscimo que fazemos por nossa conta, por ser tão óbvia e garantida a nossa vitória em Cristo Jesus. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo, João 16.33.
• Que a nossa fé deve ser do tamanho de um grão de mostarda. Todas as referências mostram que nossa fé deve ser como um grão de mostarda e não do tamanho de um grão de mostarda. Marcos 4.31, Lucas 17.6, Mateus 13.31, Lucas 13.19 e Mateus 17.2. É mais um engano que, sem maldade, cometemos. A nossa fé deve ser semelhante ao grão de mostarda no efeito que produz, e não em ser tão diminuta; caso contrário, Jesus não teria tantas vezes ralhado com os discípulos alertando-o quanto à sua pouca fé.

Acredito que todas as referências citadas acima não prejudicam em nada a pregação do evangelho e salvação das almas; há momentos em que algumas delas até ajudam. Existem heresias nefastas e nefandas criadas por pessoas de má fé em busca de interesses próprios que deturpam de forma escandalosa a Palavra de Deus. Essas sim, devemos combater com veemente força e não sermos mais um a repeti-las apenas por conveniência, ou por medo daqueles que querem calar a nossa voz empurrando por nossa goela abaixo versículos e trechos sagrados deturpados para camuflar suas mentiras, embustes e ganância. Como há muito já se fala: “um texto sem contexto é pretexto para heresias”.
Que Deus abençoe a todos!

share medium Verdades que não estão escritas na bíblia

Paulo Ricardo

Cristão, Evangélico, Divulgador Gospel, trabalho no A Noticia Gospel e em outros sites, evangélicos divulgando e contribuindo voluntariamente com conteúdo.

6 Comentários

  1. ha’ tambem o modo errado de finalizar uma oraçao dizendo” eu te peço em nome do pai, do filho e do Espirito Santo. qual o 4@ deus a que a pessoa ta’ se dirigindo…

  2. O texto acima ” Verdades que não estão escritas na Bíblia” foi escrito por Irani Vaz Campos Ferreira.

  3. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria
    Lucas 17:6

  4. mas, e os versiculos de 1pedro 3:3,vcs acham que nao e’ pra nossa epoca?e 1corintios 11:14? e mateus 5:36? qqr duvida assistam no youtube: ”arrebatamento de espirito da irma francelina”

  5. Mas existe esse texto na bíblia!!!

    Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. Romanos 14:4

  6. Não tem nessas palavras, mas que tem,tem sim!

    “cair é do homem e o levantar é de Deus”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Anuncie Aqui
Anuncie aqui